quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fatos históricos - Anos 80

A década de 80 é repleta de diversos fatos históricos de total importância para a sociedade atual. Foi um período bastante marcante para a história do século XX, principalmnete nos campos políticos e sociais, tal decada é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação.
Na politica o Brasil fervia com os gritos de “Diretas Já”, que pedia mudanças radicais nos rumos políticos do país, porém, ainda de forma indireta, em 1985 Tancredo Neves é eleito presidente do Brasil, porém morre antes de assumir, deixando o cargo para o seu vice, José Sarney. Mais tarde em 5 de outubro de 1988, foi promulgada a nova Constituição Brasileira.
Nas ruas, o povo pedia "Diretas Já"

No mundo, o atentado contra o Papa João Paulo II e a eleição de Ronald Reagan nos Estados Unidos da América, de Margaret Thatcher no Reino Unido, e a queda do Muro de Berlim  marcaram toda a década de 80 e traçaram a política neoliberal que hoje é condição da maioria dos países capitalistas. Também nos anos 80 foram desenvolvidas as primeiras interfaces gráficas do Windows, desenvolvido o CD, foi dado início a fabricação dos computadores pessoais, porém estes ainda muito primitivos, walkmans e videocassetes, mas o fato mais importante dessa decada, sem duvida foi a descoberta da AIDS.
Na moda os anos 80 serão eternamente lembrados por seu exagero e ostentação. Vários icones atuais foram lançados nessa época, como as Calça baggy e semi-baggy, sandália de plástico, ombreiras, manga morcego, saia balonê, scarpin de cores ácidas e vibrantes, mochilas e carteiras emborrachadas, gola canoa e as polainas, usadas somadas a collants nas discotecas e aulas de aeróbica.  A busca pelo corpo ideal e o espírito esportivo levou o moletom e a calça fuseaux para fora das academias e consagrou o tênis como calçado para toda hora. A silhueta da época é marcada por cintura alta e ombros marcados por ombreiras ao lado de pregas e drapeados para a noite ou dia, fendas e tomara que caia.

Moda “colorfull” dos anos 80


Nenhum comentário:

Postar um comentário