quinta-feira, 28 de abril de 2011

Estilista - Norman Hartnell


Norman Hartnell em 1972
Norman Hartnell nasceu em Londres, Inglaterra, em 12 de junho de 1901, foi um designer de moda e o costureiro oficial da Família Real Britânica. Já desde muito cedo ficou claro o seu talento para desenho e projeto, foi quando decidiu cursar Arquitetura na Universidade de Cambridge, mas foi justamente enquanto cursava que descobriu que seu verdadeiro talento era desenhar roupas.
Em 1923, com a ajuda de seu pai e sua irmã Phyllis, abriu seu próprio negócio no coração de Londres, na Bruton Street nº 10, seu ateliê possuía um ar de esplendor incontestável aos olhos. Uma graciosa escadaria e painéis com espelhos levavam até o esplêndido salão com dois lustres de cristal que criavam um ar de tranqüilidade, e onde,Seated on their gilt-encrusted chairs, society hostesses, actresses, film stars, debutantes, and royalty watched countless collections float elegantly by. sentados em cadeiras douradas, diversos clientes como atrizes, estrelas de cinema, debutantes, e a realeza assistiram inúmeras coleções esplendorosamente elegantes.
Ateliê de Hartnell na Bruton Street nº 10
            Hartnell tinha o dom supremo do estilista, sendo capaz de criar maravilhosamente idéias originais que refletiam a personalidade do usuário. Foi justamente por causa desse dom que conquistou uma clientela bastante seletiva. Vestindo nomes das mais diversas áreas da alta sociedade, principalmente jovens estrelas do cinema e do teatro, como os atores Noel Coward, Gertie Lawrence, Tallulah Bankhead e Elizabeth Taylor, a autora Barbara Cartland, Isabel Jeans, Norma Shearer, Marlene Dietrich e Leigh Vivienne,  e até mesmo Alice Delysia e Mistinguett , duas estrelas francesas impressionadas com a genialidade de Hartnell.
Clientela
Porém foi em 1938 que o estilista alcançou o ápice da sua carreira, sendo nomeado o costureiro oficial da Família Real Britânica, e foi justamente após conquistar esse titulo que Norman desenvolveu suas principais criações. Começando pelo vestido de Alice Lady Montague Dougal Scott, noiva do Duque de Gloucester, e suas damas de honra, princesas Elizabeth e Margaret, das quais mais tarde vinha também a ser o responsável pelos seus respectivos vestidos de noiva. No vestido de casamento da rainha Elizabeth (vídeo), em 1947, Hartnell não economizou em exuberância, luxo, adornos e bordados, o vestido em seda pura continha dez mil pérolas e centenas de adornos de cristal branco. Já o vestido de Margaret (vídeo), em 1960, era bem mais simples, e com menos adornos, porém não menos luxuoso, um modesto decote em V, corpete apertado, saia enorme, feita com 40 metros de organza de seda branca, e uma cauda pequena completavam o conceito de simplicidade.


Vestido de noiva Elizabeth

Vestido de noiva Margaret

Entre tantas encomendas para a família real, culminou em sua mais famosa, o vestido da coroação histórica da rainha Elizabeth II, em 1953. Tal vestido possuía bordados de vários símbolos de diferentes países da Commonwealth, como o espinho da Escócia, a folha de bordo do Canadá e a flor de lótus da Índia. Em 2003, para ser exibido no aniversário de coroação da Rainha, dez restauradores trabalharam no vestido.

Hartnell também foi responsável pelo famoso "White Wardrobe" da Rainha Mãe, usado por ela numa visita de Estado à França, em 1938, ao lado de seu marido, George VI. A tradição também se fazia presente nas obras de Hartnell, com a morte da Condessa de Strathmore, mãe da Rainha Mãe, ele refez o vestiário inteiro da rainha em branco, revivendo assim o antigo uso francês de branco como luto real. Ainda mais tarde, no final de 1990 e início do século 21, a Câmara dos Hartnell foi responsável pelo guarda roupa pessoal da Rainha Mãe.
Por seus feitos realizados para a família real, questiona-se que Hartnell limitou-se como designer, trabalhando apenas para promover a realeza, envolvendo-a em uma grandiosa aura de glamour e ornamento. Porém nem só de realeza é feita a obra de Hartnell, ele também é lembrado por suas coleções de pret-à-porter vendidas em lojas de departamento a partir de 1942.
Notícias vinculadas na época sobre Norman

Norman Hartnell faleceu em 1979, sem nunca se casar ou ter filhos, tinha apenas como companhias mais próximas o fotógrafo Cecil Beaton e a socialite Bunny Roger, amigos de uma vida inteira. No ano de 1990 seu legado foi continuado, pelo estilista francês Marc Bohan que conseguiu manter o nome de Hartnell por alguns anos, porém, a recessão do início dos anos 1990 impossibilitou o sucesso, e em 1992 Norman Hartnell fechou suas portas.
Com um estilo glamuroso, sofisticado e complexo, Hartnell deixou um legado, e introduziu na moda mundial elementos característicos de sua elegância, fazia roupas que deixavam seu portador brilhar com um brilho sutil. O uso de lantejoulas, franjas e outros adornos extravagantes, eram sua característica maior, o que deu um nível de complexidade e exuberância a suas criações que causavam impacto aonde quer que fossem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário